quarta-feira, 13 de abril de 2011

"Não estou ferindo a mim mesmo. Não há mais desejo de morte"

Confira a tradução de uma curta entrevista com Gerard Way, disponibilizada no site da Time Out, de Chicago. O cantor fala sobre sua filha, as conversas musicais com a Lyn, mudanças de ritmo no álbum Danger Days, e muito mais.

Como super heróis e Duran Duran manteve Gerard Way a partir de uma sepultura precoce. "Não estou ferindo a mim mesmo. Não há mais desejo de morte".
By Brent DiCrescenzo
Gerard Way é mais velho do que ele aparenta ser. Ele tem jeito de menino e cabelo tingido de vermelho como sangue de filmes de terror. O nativo de Nova Jersei, representante da banda punk My Chemical Romance. Ele criou uma franquia de quadrinhos de sucesso, The Umbrella Academy. Nos vídeos promovendo Danger Days: The True Lives of the Fabulous Killjoys, MCR tem alter egos de super heróis desportivos e armas de raios. Surpreeendemente, Way completa 34 anos neste sábado, dia 09. Ele se estabeleceu em Los Angeles com sua esposa Lindsey e sua filha de dois anos, Bandit. É uma mudança de estilo de vida notável para alguém que diz já ter ter de descrito com a noção de "viva rápido, morra jovem".
Você nasceu horas depois do primeiro álbum do Clash ter sido lançado.
Engraçado, eu descobri isso! Acabei de ler, literalmente, há uma semana atrás.
Você veio ao mundo ao mesmo tempo que o punk. É por isso que você sente uma ligação especial com ele?
Eu nunca tive. É estranho. A única coisa que pensei sobre é que Elvis morreu no mesmo ano. Você tem a morte do tradicional rock & roll e o nascimento do punk. Cada álbum ou banda eu sou atraído ao redor desse período.
O que soa mais velho pra você, a música de 1977 ou você mesmo?
É estranho. Há alguma coisa sobre essas gravações que não soam velhas. Eu estava tendo uma conversa com minha esposa noite passada sobre isso. As coisas que ouvimos nos tempos escolares, você escuta agora e, uau, isso soa horrível! Datado! Você coloca uma música antiga do Misfits e isso já parece que saiu ontem.
A música é uma conversa diária entre você e sua esposa?
Absolutamente. Ontem passamos o dia falando sobre Duran Duran.
Como fizeram isso o dia inteiro?
Eu falei algo sobre como a banda foi relevante quando voltaram, nem eram tudo, e agora voltaram com tudo novamente. Suas letras são sobre poder, ganância, sexo, desejo, controle. Isso foi relevante naquele tempo de excesso. Nós estamos em um período de excesso de novo. Minha esposa e eu, estamos tentando entender todas essas coisas.
Vocês discutem sobre alguma coisa?
Meu deus, nós nunca... Oh, oh. Biggie contra Tupac. Quando nos casamos, foi a única música que discutimos. Eu realmente gosto de Tupac. Ela faz aniversário junto com Biggie. Ela gosta muito do Biggie.
Com Danger Days, você se preparou para sair um disco de raiz punk. Acabou completamente diferente. O que aconteceu?
Perseguindo o som de alguma coisa e perseguindo o espírito são duas coisas muito diferentes. Eu não realizei isso na primeira tentativa. Então, havia um monte de coisas que estavam sujas e cruas com relação ao som, mas isso não tinha um espírito original. Costumo dizer que se Iggy Pop escutasse ambos os álbuns, eu estou certo de que ele escolheria o Danger Days. Eu comecei a fazer uma entrevista com ele no meio da gravação do álbum, e ele me disse que estava sempre fazendo as coisas que as pessoas não queriam que ele fizesse. Isso é o que o Danger Days é. Ele disse que começou a jogar golf apenas porque isso incomoda as pessoas. Definitivamente, há uma parte de mim, também. Talvez seja porque eu nunca tinha, realmente, crescido. Bem, o que qualquer um não queria que fizéssemos? Usar cores. Mudar nossos cabelos. Vestir algo sendo mais jovem que a gente.
Danger Days foi fortalecido pelo seu sucesso com as histórias em quadrinhos.
Realmente, foi ligado à isso. Eu aprendi uma lição valiosa com isso: você deve parar de tentar separar a sua arte.
KISS e Gorillaz continuam indo e indo até a velhice porque eles se transformaram em personagens de desenhos animados. Você tem inveja disso?
Penso muito sobre isso. O que eu vou fazer quando tiver com 40 anos? Isso é estranho?
Você irá mudar?
Eu sei que irei mudar. Eu já mudei tremendamente. Definitivamente, eu estou fazendo coisas diferentes no palco. Não estou ferindo a mim mesmo. Não há mais desejo de morte. Você deixa claro que o passado desmoronou e você não quer mais morrer. "Oh! Eu quero viver! Eu não quero terminar como esses gatos que morrem jovens." Depois de passar por cima disso, as pessoas, imediatamente, quase o encontram aborrecido.
Muito disso veio com a chegada da sua filha?
É definitivamente concreto. Mas eu comecei a sentir-me desse jeito nos meus 20 anos atrás: "Viver é impressionante! A vida é ótima." Percebi que eu gostava. O desempenho é excelente, sim, mas eu gosto de criar. Eu não quero correr fora do tempo. Eu apenas quero continuar a fazer as coisas. Se você não está por perto, você não está fazendo nada.
Quem tem os brinquedos mais legais, você ou sua filha?
Agora, definitivamente, eu tenho. Mas ela vai levá-los todos.


Créditos | Tradução:  MCR Bullet

Um comentário:

  1. amo o gerard... e saber mais e mais sobre ele é muito bom. amei a entrevista, parabéns pelo blog!!! :)

    ResponderExcluir