sábado, 23 de abril de 2011

"Muitas coisas diferentes apareceram no nosso caminho, e falamos não porque não era o certo para nós"


O blog The Village Voice entrevistou Gerard Way. Nesta entrevista ele comenta sobre Liza Minnelli, vampiros, Glee e seu novo tom de cabelos. leia abaixo mais:
Q&A: Gerard Way, do MCR, com vampiros, Glee e Liza MinnelliBy Dan Weiss, 21 de abril de 2011
O lider do My Chemical Romance fala sem medo sobre zombar seu próprio conceito de álbuns e se rebelando indiretamente através do seu cabelo.
Qual seu filme favorito de pós-apocaliptico?
Night of the Comet, Mad Max, obviamente - eu realmente prefiro a primeira. A Boy and His Dog. Acho que esses são como os três principais clássicos.
Você disse que a introdução do novo álbum, "Look Alive, Sunshine", foi inspirado no  "Laranja Mecânica", mas também me lembrou de "Vanishing Point", você já viu? É um filme de 1971 com um garoto no rádio mandando mensagens para o motorista para ele escapar da policia.
Sim! Vanishing Point e The Warriors foram duas grandes referências para o álbum. Definitivamente, eu queria que ficasse como se houvesse um DJ lá fora, como que inspirando esses lunáticos à dirigir por aí. E eu queria algo como um pouco do The Warriors também. Mas sim, eu amo ambos os filmes.
Então, o que veio primeiro, o álbum ou a HQ do Fabulous Killjoys?
Na verdade, a história em quadrinhos. Eu e meu amigo Sean Simon - que vendeu nossa marca e é um amigo nosso que apenas voluntariou-se a fazer isso, ele estava na van com a gente desde o início. Tivemos a idéia para essa HQ que realmente era de um jeito semi-autobiográfico estranho, embora não tinha nada a ver conosco e não estávamos na mesma. Assim como, todas as coisas que faríamos e como nós encaramos o mundo e toda a metáfora que usamos para o mundo. Então, isto foi uma espécie de ponto de partida. E então eu não tinha realizado isso até que [escritor de quadrinhos] Grant Morrison havia apontado que estávamos, de fato, a fazer um álbum, que estava indo juntamente com os quadrinhos da gente.
A banda em "Vampire Money" soa muito diferente do que a banda fez em "Vampires Will Never Hurt You". Você está entediado com a super-saturação da cultura vampírica em geral, ou apenas "Crepúsculo"?
Você sabe, é interessante porque eu realmente tenho nenhum problema com a franquia Crepúsculo, isto só não é para mim. E eu acho que eu sou maduro o suficiente agora para perceber quando alguma coisa não é para mim, ao invés de atacá-lo. Mas o interessante sobre Vampire Money é sobre qualquer coisa que você não quer fazer, como pessoas que nunca assumem que estão fazendo as coisas por dinheiro e você não quis fazê-lo. É sobre dizer "não" várias e várias vezes. Basicamente, dizendo "não" com uma canção. Mas você está certo, quando começamos como uma banda, nós usamos muitas imagens de filmes de terror. Para mim, era um imaginário diferente, porém, eram puxados bandas exemplos como Damned e The Misfits e os filmes clássicos de horror.
Eu queria saber se você é mais fã de Buffy.
Joss [Whedon] é incrível, eu amo Joss. Realmente, eu não estou familiarizado com Buffy, minha esposa está. Eu sempre tive dificuldades para assistir TV; eu continuo tendo, como eu não consigo chegar a tempo de assistir o mesmo. Não que eu tenha familiarizado com isso, mas eu estou muito familiarizado com grande parte do seu trabalho. E os episódios de Buffy que tenho visto são incríveis.
Eu amo como após o conceito de lidar com o câncer em álbum [The Black Parade], você mostra isso num momento "E em todos bons momentos/ Dão-lhe um câncer", em "Party Poison". Eu sinto que cada um de seu álbum está tirando sarro dos que vieram antes.
Totalmente! Nós somos, definitivamente, uma banda auto-referencial, e gosto, eu especialmente, sempre de acabar aborrecendo com o que fizemos no passado. E eu não sei por que é isso, eu acho que o único caminho que posso avançar é atacando. Eu gosto de como as bandas amadurecem... como os Beatles, eram extremamente auto-referencial e, por vezes, zombando com o que eles costumavam ser. Eu acho que é saudável porque se você insistir em que você costumava ser e você sempre vai estimar isso, e você sempre conversará sobre como era surpreendente isso, então não irá amadurecer. Você sempre será algo como, "Lembra quando nós estávamos no Black Parade e estávamos explodindo em pirotecnia e tocando em arenas de 10.000 pessoas?" E se você capturou medindo isso não é nada bom.
Killjoys também contem referencias ao "Search and Destroy" e "Ballroom Blitz", e muito da sonoridade em "The Kids From Yesterday" lembra uma de Bowie, "Heroes". Existem alguma outra banda dos anos 70 que estão deste álbum?
The Sweet... oh, você tem que pegar esse! Muita gente não os percebe e acho eu sou referencial como Jon Spencer Blues Explosion, ao qual é legal porque ele deve ter sido referencia ao Sweet. Principalmente, era cinema. Então, era como John Carpenter, ou a sonoridade de Escape from New York, como ele toca algo do tipo em sua própria música. este foi um tipo de influência, com certeza. E Bowie, com Danger Days, o próprio título em si foi inspirado em Diamond Dogs. E esse também foi um utópico, uma espécie de glam-punk futurístico. Damned Damned Damned foi uma grande influência neste álbum. Hmm, o que mais. MC5. Definitivamente, Detroit - como rock.
"Sing" foi recentemente utilizada em Glee, que algumas bandas (Foo Fighters, Kings of Leon) se posicionaram, recentemente, contra. Como você se sente sobre isso?
É um programa sobre música, e nós não somos sempre a oposição nessas coisas. Em muitas maneiras, é um rádio. Então, se eles entendem sua mensagem para usar neste tipo de apoio, então nós usaremos este tipo de apoio e ainda dizer não ao Crepúsculo. Porque, para mim, isto não é um apoio, que está vendendo um estilo de vida sendo que o outro é um show sobre músicas. Isso é realmente muito esperto e empurra um monte de coisas - eu sei que isso incomoda muitos Republicanos também.É interessante porque muitas bandas saem contra eles de certa forma, mas eu acabo ouvindo muitas dessas mesmas bandas usando suas músicas em grandes comerciais e coisas assim. Acho isso muito interessante - onde é traçado uma linha a seguir e com o que? Pegue sua música fora disso e comece a ouvi-la, eu penso que isso é sempre o ponto. E você ainda continua fazer isso com uma grande quantidade de integridade, também. Algo como Glee, nós não temos qualquer controle sobre como eles vão usá-lo, mas sabemos que eles irão tentar e fazer um grande trabalho com isso, então sabíamos que estava em boas mãos...
Boas mãos de jazz.
... mas você pode acabar fazendo outras coisas que você sente meio que pesado, sabe?
Algum plano para seguir o Green Day para Broadway?
Isso surgiu muito cedo quando o Black Parade saiu. Havia um monte de ofertas para Broadway, para versões animadas das músicas. Muitas coisas diferentes apareceram no nosso caminho, e falamos não porque não era o certo para nós. American Idiot é o certo para isso, é muito temático. Acho que isso trabalharia melhor sendo um álbum jovem como tem que ser, enquanto Black Parade precisava ser alguma coisa que vivemos por um longo tempo antes que acontecesse. Ou, ao invés de fazer algo na Broadway, eu prefiro ver o Black Parade muito mais como no mesmo caminho que Roger Waters era e fez The Wall.
Qual a história por trás conseguindo Liza Minnelli para cantar no The Black Parade?
Havia um seguimento que era o único ponto no álbum, que eu queria um vocal convidado - eu queria uma voz para finalmente conversar comigo. E eu queria alguém do tipo materna, mas que também fosse uma sobrevivente, que tivesse passado por muitas coisas, mas estava enraizada ao teatro. E assim... ela estava! Ela foi a primeira pessoa que apareceu em minha mente, e então [o produtor Rob] Cavallo tinha feito um telefonema para sua assistente, e foi isso. Ela fez isso de graça e ela estava feliz por ter feito.
Qual é o futuro da sua cor de cabelo?
Definitivamente, é incerto. Tenho dias em que adoro tê-lo assim, é o cuidado que é um porre. Mas é divertido... tendo acabado de completar 34 anos, e ter gente querendo nos preparar para uma cultura rock 30-e-alguma-coisa, minha única forma de rebelião deixou foi foda meu cabelo e com aparência de 16 anos. Então, é uma espécie de tudo que eu tenho.

Créditos: MCR Bullet

Nenhum comentário:

Postar um comentário