segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

TRADUÇÃO - Entrevista com Mikey Way e Frank Iero

My Chemical Romance: "NÓS SIMPLESMENTE NÃO TEMOS MAIS MOTIVOS PARA ESTARMOS TRISTES." 

Poucas horas antes de subir ao palco no O2, em Dublin, o baixista Mikey Way e o guitarrista Frank Iero da banda My Chemical Romance conversaram com o State sobre a inspiração para o seu quarto álbum,
Danger Days: The True Lives Of The Fabulous Killjoys. Embora o show em si foi muito longe de esgotado, houve boatos sobre a noite anterior, em antecipação...

State: Qual foi sua inspiração para o disco? 


Frank:
Bem, após o último álbum, nós fizemos turnê por dois ... dois anos e meio direto, e decidimos dar uma pausa prolongada, apenas vivendo nossas vidas de novo. Mais ou menos oito meses nesse "break"...

Mikey:
Yeah, isso é quando a "coceira" começou.
Frank:
... nós começamos juntos e fez uma música [Bob Dylan, "Desolation Row"] para a trilha sonora do filme Watchmen e foi bom só para fazer barulho e tocarmos juntos novamente. Então decidimos ficar juntos de novo. Cerca de dois ou três meses depois que nós nos reunimos em Los Angeles, começamos a pegar e tocar guitarra, e escrever umas 20 ou 30 músicas. Começamos a gravá-las, meio que correndo contra o tempo, mixamos as músicas e ficamos infelizes com o resultado. Então nós colocamos tudo em espera e voltamos para outro estúdio, com Rob Cavallo, produtor do nosso último disco. Daí a gente escreveu umas quatro músicas que ficaram muito melhores do que as 20 ou 30 que tinhamos escrevido antes.

Nós apenas continuamos, e lentamente de uma maneira segura este conceito começou a nascer, como uma espécie configuração da coisa. Imagina: um evento apocalíptico ocorre e é de 2019 - como seria o som da banda? Haveria ainda a música, haverá ainda shows - se houver filhos ainda vivos - mas como essa banda seria? Começamos a buscar instrumentos que nunca experimentamos antes - realmente não sei como usá-los - e o  que você está ouvindo é uma espécie de banda animada e, penso eu, louca para estar criando.


Mikey:
Foi definitivamente um período de exploração e foi emocionante para todos nós. Nós estávamos fazendo coisas que nunca pensávamos que poderíamos fazer. Isso foi muito emocionante e muito gratificante.

Você disse que estava tocando instrumentos novos, o que isso envolve?


Frank:
Naquele momento, tínhamos nos tornado um quarteto novamente. Precisávamos de um backbone (rede de transportes). Então começamos a criar loops e batidas no computador mas também com sintetizadores, almofadas Kaoss e baterias artificiais...

Mikey:
Theremim... farfisa... um monte de elementos digitais. Havia um monte de instrumentos digitais que nunca pensamos em usar ou nunca pensamos que se encaixaria com o My Chemical Romance. Nós meio que começamos a jogar fora qualquer tipo de conceito que tínhamos em nossa cabeça sobre o que poderia estar em um álbum My Chemical Romance. Foi tipo, "Vamos tentar tudo!"

Em termos de conceito, que vocês resolveram escrever canções que se encaixam ou não no perfil de vocês ou apenas rolar?


Frank:
Eles só começaram a sair neste formato. Eu acho que, quando nós começamos a escrever, "Na Na Na" foi a primeira canção que escrevemos uma segunda vez e depois "Vampire Money" e 'Planetary (Go!)" e "Sing". Depois que comecei ouvir "Sing" era como, "bem, isso é o que está saindo. Este é o mundo que nós sentimos que se encaixa." Tudo que precisava era de "Eu me sinto assim" e nós tínhamos experiência que forma ou alguém iria vir para cima com um riff. Eu acho que quando você começa a ir assim, "este é o conceito, isto é o que o registro vai ser" e colocá-lo em uma caixa, então você tem que preencher essa caixa, então ela acaba sendo forçada e você nunca acabam realmente feliz com isso. Quando se trata de forma orgânica, é quando a mágica realmente acontece.

Mikey:
O tipo música da forma do universo, sabe? Era como se esses pequenos golpes que foram criando pequenos universos de bolso que o álbum estava vivendo dentro.

Vocês todos habitam personagens diferentes no álbum ou, pelo menos essa é a apresentação, que foi uma coisa consciente?


Mikey:
Mantivemos todos os elementos de caráter estritamente para o vídeo. Não é suposto ser algo mais do que isso.

O conceito em si, era um caso de uma pessoa chegar e dizer: "Eu tenho uma grande idéia" ou ele acabou de sair?


Frank:
A inspiração veio da música "Bulletproof Heart"... ela foi, basicamente, se você tivesse que provar-teste do mundo de uma música, eu acho que foi a música "Bulletproof Heart". Fazê-la  partir. Isso foi realmente escrito na primeira tentativa no registro, então nós meio que tomamos essa música e estragou tudo fora de proporção.

Mikey:
Eu acho que, como, "Bulletproof" e "Na Na" eram uma espécie de pontos do nexo do mundo. Esses foram os dois que criaram a vibe, a sensação, a cor, a atitude, o arco geral sonoro.

Você disse que fez 20 ou mais músicas na primeira parcela e não gostou deles. Você conseguiu manter grande parte desse material?


Mikey:
Um par. Um par que gostamos tanto que queríamos colocá-las no álbum. Mas o fato é que não poderia existir tal como existiam na tentativa anterior, e tivemos de muito olhar para eles como se estivéssemos escrevendo eles novamente. Era quase como partimos de um quadrado com um monte dessas músicas. Tivemos que quase reescrever alguns deles.

A ideia da transmissão de rádio - era central à forma como você escreveu as canções? Você estava escrito "músicas de rádio," o tipo de músicas que poderiam soar como eles estavam saindo de sua rádio uma após a outra?


Frank:
Eu acho que a idéia de ter um narrador pode trazê-los para o mundo... a idéia é ter uma estação de rádio pirata emergente desse mundo apocalíptico. Mas, definitivamente, eu acho, pelo menos alguns deles são criados canções pop. Isso é o que podemos fazer - tomar a fórmula de uma música pop e do tipo de torcer e fazer algo feio, bonito.

Mikey:
O DJ era uma espécie de homenagem a alguns dos nossos filmes favoritos - há um DJ de rádio que vem e guia o espectador / ouvinte em algumas coisas diferentes: O Ponto de Guerreiros e Vantage e Reservoir Dogs fez isso muito bem. É como uma espécie de pequena parte da inspiração para o que foi a partir daí.

Havia uma influência musical no formato atual, o conceito? Eu estava pensando era Deltron 3030.


Mikey:
Eu amo esse álbum! Na verdade, chegamos a pensar nisso, que é muito semelhante ao que Del the Funky Homosapien salta dentro e para fora como um DJ de rádio. Sim, eu nunca sequer pensei nisso... sim, esse é um grande álbum.

Há mais de uma vibe power pop do que no último álbum, espécie de um pouco mais despreocupada, temas menos graves ...


Mikey:
Nós estamos em um ponto mais positivo em nossas vidas. Somos pessoas mais felizes, ter família, apoio incrível e amigos em torno de nós e nós simplesmente não temos mais motivos para estar tristes. Estamos muito bem em ter um tempo maravilhoso. Esse tipo de realização nas canções.

Portanto, não há de voltar ao...


Mikey:
(interrompe.) Yeah, nós não estamos muito triste mais! Mas nós gostamos de coisas tristes... que não significa que nunca vai escrever uma música triste. Isso não quer dizer que nunca vou escrever algumas canções tristes, porque amamos essas coisas.

Frank:
É uma daquelas coisas em que eu penso, o último registro, foi sobre a vida e a morte. É como a vida: você não pode ter os bons tempos sem os maus momentos, o prazer sem o triste. Então, quando você estiver escrevendo um álbum conceitual sobre a vida e a morte, você tem que ter isso. Quando você está escrevendo sobre um bando de miúdos loucos, arma laser totin 'em um mundo pós-apocalíptico, não há esse elemento triste. O próximo registro, você sabe, poderia ser sobre os órfãos.

Esperamos que isso não será tão longo entre lançamentos neste momento.


Mikey:
Yeah, isso é a coisa, se fosse por nós estaríamos no estúdio de gravação agora. O outro lado de tudo isso é que é muito gratificante para sair e tocar músicas para as pessoas, é por isso que estamos fora. Ambos são surpreendentes por suas próprios motivos: é incrível turnê e a gravação é incrível. Eles são incríveis para suas próprias razões. Nós desejamos que nós poderíamos fazer as duas coisas. Gostaríamos de poder clonar a nós mesmos, envie-nos um conjunto de casa para gravar e outro conjunto de nós a turnê! Esse seria o objetivo final - Eu tenho certeza que vamos trabalhar alguns dias.

Não há planos para ir em outra turnê de dois anos ...


Frank:
Não, eu espero que não foda a coisa toda.

Mikey:
Hahahahaha.

Frank:
Eu acho que nós vamos ter que ser mais espertos.

Mikey:
Yeah, nós vamos ser mais sábios quando se trata disso. Nós não vamos dirigir-nos ao ponto de exaustão e angústia mental. Faremos tudo mais esperto dessa vez. Eu realmente não tenho perguntado sobre as influências musicais. Há alguns hip-hop ... bem, não necessariamente de hip-hop, mas Red Hot Chilli Peppers, Rage Against the Machine...

Mikey:
Bem, nós somos grandes fãs de bandas como Rage Against the Machine, e nós somos grandes fãs de hip-hop também, e que tipo de nunca tentar pintar-nos em um canto. Você sabe, se ela soa muito bem que deveria estar no álbum.

Eu ouvi uma espécie de Slash, Van Halen...


Mikey:
Veja, essa é a coisa! O que você acabou de dizer, as últimas três coisas, é em todo o lugar - está em toda parte. Não há, assim, visão estreita para este álbum, não "isso é o que parece." Há elementos de tantas partes diferentes e de nossas influências e que fossemos capazes de enfiar tudo neste universo um, que é o que nos propusemos a fazer.

Frank:
Só me inspiro em tudo ...

Eu ia dizer isso ... foi o último álbum, eu não quero dizer convencional, mas o que mais você esperaria de um grande disco de rock conceito, o som do rock dos anos 70. Desta vez, você parece estar em todo o lugar.


Frank:
Eu acho que quando você é mais novo - nós éramos apenas uma banda para, assim, seis anos? Nós ainda éramos uma banda jovem, e você pode usar suas influências em sua capa um pouco mais. Quando estivemos juntos um pouco mais, você começa a se inspirar uns pelos outros e as influências ficam um pouco mais variadas e sua aptidão musical própria vem à tona.

Última pergunta: "Vampire Money" é um rip de "Crepúsculo", certo?


Mikey:
Mais ou menos! É um rasgo de ninguém repetidamente dizendo para você fazer o que você não quer fazer. Acontece que esse pode ser o contexto que as pessoas saem da dela. Não é necessariamente uma escavação em Crepúsculo, é só cavar um a um irritante. É uma escavação em chatear alguém com você.

A ouvi uma vez - eu tinha que ir para a gravadora a ouvir o álbum - ficou completamente fora do resto do álbum e soou meio mal-intencionado, mas no bom sentido.


Mikey:
Exatamente! Nós queríamos fazer um dos doces aqueles clássicos de Chuck Berry rock n 'roll.

Frank Little Richard.


Mikey:
Little Richard, sim. Quando estávamos a escrever a canção, que é muito parecido com o
que estávamos sentindo naquele momento.

--

 Revisão e tradução: Karen Karolyne (Gerard Way Brasil)
 Créditos: Gerard Way BRasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário